Subindo 6 posições Verstappen conquista a vitória; Charles Leclerc leva a Ferrari para o pódio pela 801ª vez; Aston Martin apresenta queda de desempenho
Foto: Divulgação/Fórmula 1
Após troca da caixa de câmbio, Max Verstappen foi punido com 5 posições no grid de largada da corrida de domingo, mas nem a 6ª posição foi capaz de afastar o holandes da vitória. O piloto vem fazendo uma temporada excepcional, conquistou sua 8ª vitória consecutiva e finaliza a primeira parte da temporada com 125 pontos de vantagem de Sergio Perez, seu companheiro de equipe e segundo colocado. "Acho que todos nós fizemos as ultrapassagens e movimentos certos, só fiquei um pouco preso no começo em uma sequência de DRS. Uma vez que estava livre, eu consegui seguir meu próprio ritmo. Mais uma vez, muito agradável!" Comentou Max Verstappen ao final da corrida.
O piloto da Red Bull Racing agregou aos pontos da corrida principal, mais os oito ganhos na sprint de sábado, em que ele converteu a pole em vitória. Ampliando ainda mais a própria dominância e a da equipe, que, mesmo prejudicada com a redução de 10 % no túnel de vento devido a ultrapassagem no teto de gastos, vem se encaminhando para a conquista de mais um campeonato.
Da pole ao pódio
Com a pole position herdada na Sexta devido a punições de Verstappen, o monegasco, Charles Leclerc, sofreu uma ultrapassagem já na primeira volta, porém a Ferrari não possuía ritmo para brigar com a Red Bull de Sergio Perez. Mesmo que a vitória não tenha chegado para a equipe italiana, os resultados surpreendem, já que os pilotos vinham de grandes prêmios anteriores com resultados abaixo do esperado, estratégias mal planejadas e pit stops lentos.
A conquista da 3ª posição do pódio e dos 15 pontos, foi importante para que Leclerc ultrapassasse o companheiro de equipe, Carlos Sainz, e George Russell, no campeonato de pilotos e a aproximação da terceira posição no campeonato de construtores, atualmente ocupada pela Aston Martin.
Queda de rendimento
Com um começo de temporada excepcional, a Aston Martin, declarada como segunda força após algumas corridas, apresenta queda no rendimento e resultados muito diferentes das primeiras corridas do ano. A equipe conquistou seis pódios em 12 corridas, porém a partir do Grande Prêmio do Canadá o rendimento da equipe vem sendo abaixo do esperado e nas últimas 3 corridas a equipe somou apenas 20 pontos. "Vimos que tivemos algumas corridas em que pensamos que o problema era específico da pista e que poderíamos ser rápidos aqui, mas não fomos. Isso mostra que não estamos onde estávamos. Outras equipes nos ultrapassaram, temos que ser honestos com nós mesmos" Mike Krac, chefe da equipe, explica e complementa que a equipe deve começar a focar no desenvolvimento do carro da próxima temporada.
Silly season e a próxima etapa
A próxima etapa da Fórmula 1 acontece apenas no final de agosto, com a corrida marcada para o dia 26. Durante os 25 dias de pausa as equipes focam no desenvolvimento para a segunda metade do campeonato e no carro da temporada de 2024. Além do desenvolvimento mecânico das equipes, pilotos que ainda tem contratos em aberto e aguardam renovação esperam o recesso ou as próximas etapas para fazer os anúncios e definir qual o futuro de cada time.
Comments