Com a abertura do calendário da categoria neste fim de semana, relembre momentos marcantes da temporada de 2023 e seu novo formato para esse ano.
Foto: Turismo Nacional / divulgação
Inicia neste sábado (24), a temporada de 2024 da Turismo Nacional, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. Neste ano, a categoria ganhou mudanças no seu formato, com a adição de duas etapas em formato endurance, totalizando oito etapas e 38 corridas.
A primeira race weekend do ano será a estreia desse modelo, enquanto a segunda acontecerá na sexta etapa do ano, no Rio Grande do Sul - que ainda não possui um autódromo definido.
A prova Endurance será de três horas mais uma volta, com paradas obrigatórias de no mínimo 5 minutos. No formato, é obrigatório possuir no mínimo dois pilotos por carro. Seus stints tem duração entre 25 a 35 minutos, onde duplas deverão realizar três stints cada, enquanto em trios, serão dois por piloto. Seu classificatório serão 20 minutos diretos, com apenas um piloto escolhido. Dentro do campeonato, a Endurance terá a própria competição, assim como as duas etapas serão consideradas para o campeonato geral.
Enquanto a corrida não acontece, relembre alguns momentos marcantes da temporada de 2023:
Ainda no início da temporada, foi anunciado que a piloto Bruna Dias iria compor o grid da Turismo Nacional, sendo a primeira mulher a competir na categoria.
A segunda etapa foi no Autódromo de Tarumã, em Viamão, no Rio Grande do Sul. Após a largada corrida 1, numa disputa acirrada entre quatro carros na reta dos boxes, dois colidiram lateralmente, causando um acidente que assustou os espectadores. Gui Sirtoli (New Onix #65) e Thiago Tambasco (New Onix #46) perderam o controle e bateram violentamente no muro, ambos capotando os carros diversas vezes. Nenhum dos pilotos ficou gravemente ferido, ainda sim, foi um susto para todos os presentes.
Durante as etapas três e quatro, os concorrentes ao título foram se formando, com Juninho Berlanda à frente da categoria A e Ernani Kuhn batalhando para alcançá-lo. Enquanto isso, Gui Sirtoli fazia uma temporada de reconstrução após Tarumã.
Na etapa cinco, no Velopark, as corridas foram marcadas por instabilidade no tempo e chuvas incessantes, mas ainda não impediu Ernani Kuhn de ganhar todas as seis corridas do fim de semana. Além disso, ela contou com a estreia do streamer Velho Vamp, que saiu do automobilismo virtual, para as pistas, correndo pela equipe GT3X em dupla com Sirtoli.
O fim da temporada passada foi marcado com seis candidatos ao título na categoria A, trazendo a última etapa com tensão, mesmo com as grandes diferenças na pontuação. O campeão de 2023 foi Juninho Berlanda, que venceu dezoito vezes ao longo da temporada, com vitórias em quase todas as etapas.
Turismo Nacional, temporada 2024, calendário:
Etapa/Data/Local
1ª - 24/02 Endurance - Goiânia (GO)
2ª - 14/04 - Interlagos (SP)
3ª - 26/05 - Cascavel (PR)
4ª - 21/07 - Goiânia (GO) / Alternativa
5ª - 25/08 - Velocitta (SP)
6ª - 15/09 Endurance - Rio Grande do sul
7ª - 20/10 - Rio Grande do Sul
8ª - 01/12 - Brasília (DF)
Comments