Correndo em casa o piloto mexicano abandona a corrida na primeira curva; Leclerc e Hamilton se recuperam de Austin e conquistam pódio
Foto: Divulgação/Fórmula 1
Após dois fins de semana com o formato de Sprint, as equipes e pilotos tiveram a oportunidade de testar e melhorar o carro durante os três treinos livres. Max Verstappen liderou os treinos, com Alexander Albon conquistando a segunda posição em dois deles, apresentando avanço da Williams na reta final da temporada.
As equipes escolheram o primeiro treino livre para fazer o teste obrigatório com os pilotos reservas e colocaram cinco jovens pilotos nas pistas – Oliver Bearmann na Haas, Isack Hadjar na Alpha Tauri, Jack Doohan na Alpine, Frederik Vesti na Mercedes e o atual líder da Fórmula 2,Theo Pourchaire, na Alfa Romeo.
No sábado, Charles Leclerc conquistou a pole position numero 22 da carreira e largou na primeira fila ao lado de Carlos Sainz. O piloto holandês, Max Verstappen, conquista a terceira posição para a largada, que foi aproveitada em uma ultrapassagem conjunta com o companheiro de equipe, Sergio Perez. Verstappen assumiu a liderança ja na largada, mas o mexicano não conseguiu resultado esperado e, após colisão com Leclerc, precisou abandonar ainda na primeira volta. “Não esperava que Charles freasse tão tarde e simplesmente, não havia espaço para três carros. Eu queria muito essa vitória e sabia que era arriscado, mas se tivesse funcionado, eu teria terminado na liderança." Comentou o mexicano. O piloto da Ferrari teve danos na asa dianteira do carro, o que trouxe alguns prejuízos durante a corrida, o deixando no terceiro lugar do pódio.
A Mercedes apresentou resultado com as mudanças de assoalho e escolha correta de estratégia, após Lewis Hamilton conquistar a segunda posição, depois de sofrer com problemas de superaquecimento, e George Russell a sexta, mesmo com dificuldade no aproveitamento dos pneus. "É um ótimo resultado, considerando que largamos do P6 e foi um dia incrível para a equipe. Nós nos esforçamos muito e estou orgulhoso de toda a equipe por todo o seu trabalho... O carro estava muito melhor hoje e o ritmo estava forte. Agora mal posso esperar para chegar ao Brasil e espero continuar com o ritmo forte" Disse Lewis Hamilton.
A surpresa do fim de semana foi com os pilotos Lando Norris e Daniel Ricciardo. Norris, após bons finais de semana, largou na 18ª posição, mas aproveitou o bom ritmo da McLaren durante a corrida finalizando na quinta posição e recebendo o premio de piloto da corrida. Já Ricciardo faz um ótimo fim de semana e alcança a quarta posição no grid de largada e, conquistando seus primeiros pontos da temporada, a sétima na corrida. “É definitivamente mais divertido lutar na frente. Parece melhor, parece certo, estou muito feliz com o fim de semana e vamos tentar manter isso acontecendo" Contemplou o australiano.
Durante quase metade da prova na 32ª volta, Kevin Magnussen piloto da Haas perde o controle do seu carro na curva 9 e bate fortemente contra a barreira de proteção, o dinamarquês saiu atordoado do carro. O carro perdeu a suspensão durante a volta e foi jogado contra o muro, ele saiu rapidamente do carro, após isso o carro apresentou pequenos focos de fogo por toda sua extensão. O acidente causou a paralisação da corrida e acionou a bandeira vermelha.
Na Aston Martin, Fernando Alonso e Lance Stroll, tiveram que abandonar suas corridas. O espanhol alega que teve pequenos danos em seu carro durante a largada e durante a bandeira vermelha tentaram arrumar, mas não obtiveram sucesso e teve que sair no meio. Já Stroll, teve uma pequena colisão com Valteri Bottas, piloto da Alfa Romeo, que o fez rodar na pista e apresentar danos em seu carro – o piloto da Alfa Romeo recebeu uma penalização de cinco segundos.
Por Letícia Beatriz Hamm
Comments