top of page
Foto do escritorLeticia Hamm

GP de São Paulo: Verstappen conquista sua segunda vitoria no Brasil, Mercedes e Ferrari decepcionam

Com o DNS de Charles Leclerc e o DNF de George Russell, fãs das equipes Ferrari e Mercedes se frustram com resultado; Aston Martin sobe ao pódio com disputa até a última volta


Foto: Divulgação/Fórmula 1


Max Verstappen conquista mais uma vitória, sua segunda em Interlagos e a 17º na temporada. O piloto britânico Lando Norris, conquista a segunda posição, garantindo dezoito pontos + 1 por fazer a volta rápida. Com o bom desempenho de Sérgio Pérez, ele abre uma diferença de trinta e dois pontos de Lewis Hamilton e segue sendo vice-lider no campeonato.


O fim de semana do Grande Prêmio de São Paulo foi marcado por chuvas intensas, mais uma vitória para Verstappen e desilusão para os torcedores da Ferrari e Mercedes. O último dos seis finais de semana em formato sprint da temporada de 2023. A liderança do único treino livre foi do piloto espanhol Carlos Sainz, seguido pelo seu companheiro de equipe Charles Leclerc e George Russell, Mercedes. Mas os resultados foram distantes do esperado após o primeiro treino do final de semana.


A qualificação que se seguiu foi intensa, ambos pilotos das equipes AlphaTauri e Alfa Romeo saíram no Q1, junto com o jovem piloto Logan Sargeant da Willians. Já no Q2 os pilotos da Haas e Alpine saíram com Alex Albon da Williams, ficando apenas cinco equipes para competir pela pole position no Q3.


A terceira parte da qualificação foi recheada de estratégias por parte das equipes, com a chegada iminente da chuva que estava se formando. Todos os pilotos saíram logo na abertura da pista para garantir sua volta rápida. A previsão das equipes foi certeira e rapidamente a chuva chegou em grande intensidade, causando bandeira vermelha e logo o fim do Q3. Com isso, Max Verstappen ficou com a pole position do Grande Prêmio de São Paulo, Leclerc a segunda posição e Lance Stroll a terceira.


NA sprint shootout, Lando Norris conquista a pole position e larga na frente na sprint race. Sem DNFs, a corrida Sprint teve no lugar mais alto do pódio o holandês Max Verstappen, Lando Norris na segunda colocação e Sergio Pérez para finalizar.


Max Verstappen, conquista a vitória na sprint race, somando 8 pontos no campeonato, juntando com os 25 conquistados na corrida, o tricampeão quebra mais um recorde e atinge pela primeira vez na história da fórmula 1 a marca de 500 pontos numa única temporada.


Na corrida de domingo, o monegasco, Charles Leclerc, teve um problema hidráulico em seu carro, o piloto acabou rodando e colidiu com as barreiras ainda na volta de formação. O episódio trouxe tristeza para a torcida da Ferrari, que aguardava um bom resultado da equipe e do piloto após conquistar a segunda posição no grid. A falha hidráulica foi detectada pelos sensores que fizeram o carro se desligar automaticamente ocasionando a batida. "Foi um dia decepcionante para mim. Começando em P2, esperávamos trazer muitos pontos para casa para subir na luta pelo campeonato, mas, infelizmente, tivemos que abandonar mais cedo. Chegando à Curva 6 na volta de formação, eu perdi a direção hidráulica e o volante ficou rígido, travando também a parte traseira” Comentou o piloto da Ferrari.


Após o incidente da Ferrari, a corrida começou normalmente, mas logo na largada os pilotos Alex Albon, da Willians, e Kevin Magnussen, da Hass, acabam se chocando fortemente, ocasionando uma bandeira vermelha, paralisando a prova na ainda na terceira volta. O acidente foi causado por Nico Hülkenberg, piloto da Hass, que encostou no piloto tailandês rodando na pista e batendo em Magnussen. Os dois pilotos australianos do grid, Oscar Piastri e Daniel Ricciardo, também foram afetados, com danos nos carros. A corrida tamebm contou com o abandono dos pilotos Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, da Alfa Romeo, e George Russel, da Mercedes, abandonaram suas corridas após diferentes problemas de rendimento em seus carros.


Nas três últimas voltas, os fãs presenciaram uma grande batalha entre Sérgio Pérez, Red Bull, e Fernando Alonso, Aston Martin, ambos buscavam a terceira posição no pódio e pontos importantes no campeonato. Após uma difícil corrida no México, o piloto mexicano luta por pontos para manter o vice campeonato, mas o espanhol também luta por pontos no campeonato e a batalha durou ate a última volta, mas Alonso levou a melhor por +0.053s;

“Foi uma grande luta e uma corrida muito justa. Cá entre nós, quem subiu ao pódio foi bem merecido e conseguiu. Tive a oportunidade e fui em frente, mas ele foi muito rápido nas retas e não creio que pudesse ter feito nada diferente nas últimas voltas.” Comentou Sérgio Pérez.



Por Letícia Beatriz Hamm

7 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page