Max Verstappen foi pole position e liderou a corrida de ponta a ponta; Ocon subiu no pódio pela terceira vez em sua carreira
Por Gabrielle Tiepolo da Luz | Imagem via Divulgação/Red Bull Racing
O holandês, Max Verstappen, vem se apresentando, no decorrer dos finais de semana da Fórmula 1, como um piloto consistente e talentoso e em Mônaco não seria diferente. O piloto ficou com a pole position do sábado nos últimos segundos do treino classificatório e fez bom uso dessa posição no domingo, dominando a corrida durante as 78 voltas e só não contabilizou mais um grand chelem na sua carreira, pois Lewis Hamilton fez a volta mais rápida. O piloto somou mais 25 pontos aos 119 conquistados anteriormente.
Alpine de volta aos podios
A equipe francesa saiu da temporada de 2022 sem resultados relevantes e com a perda de um grande nome, já que o bicampeão Fernando Alonso trocou a equipe sem contacta-la, assim a busca de resultados ficou cada vez mais difícil. Esteban Ocon e Alonso levaram a equipe para o pódio poucas vezes na última temporada. No começo de 2023, estar no pódio parecia uma realidade distante, já que Pierre Gasly ainda se adapta a dinâmica da equipe e não entrega os resultados esperados. Porém, com a punição de Charles Leclerc e uma posição de largada significativa, a equipe tinha expectativas para o Grande Prêmio de Mônaco. Ocon conquistou um P3 complicado em meio a chuva e batidas, mas levou a bandeira francesa para o pódio novamente.
Falta de sorte do piloto da casa
Charles Leclerc se classificou em terceiro, mas devido a uma punição começou a corrida em sexto, a posição era complicada, já que mônaco não permite muitas ultrapassagens e ele vinha logo atrás do heptacampeão, Lewis Hamilton. O piloto terminou a prova na mesma posição que começou, porém à frente de seu companheiro de equipe, que caiu quatro posições e finalizou em oitavo.
A última vitória do monegasco foi na Áustria em Julho de 2022 e mesmo que a Ferrari traga mudanças no acerto do carro, nenhum tem tido um resultado significativo. A equipe italiana passa por um tempo complexo e de reestruturação interna, mas os resultados não são significativos, já que, desde o começo da temporada, Leclerc esteve presente em apenas um pódio. A renovação do contrato do piloto está cada vez mais próxima, mas o resultado ainda é incerto.
A próxima etapa
A Espanha vem passando por reformas desde 2021 e para a próxima etapa chega sem a chicane entre as curvas 13 e 16, o que fará com que a pista se torne ainda mais rápida. O circuito já é confirmado no calendário até 2026 e agora volta a sua configuração original de 1991. As equipes devem trazer alterações para melhoria do desempenho dos carros, já que o GP de Ímola, onde elas deveriam entrar, não aconteceu e Mônaco não era um circuito adequado. A corrida será transmitida pelo Grupo Bandeirantes, no Brasil, e no aplicativo da F1TV durante o próximo final de semana.
Publicado originalmente em Paddocknews.com.br
Comments