Com problemas no freio Max Verstappen ganha o Grande Prêmio de Austin; Após análise técnica, Charles Leclerc e Lewis Hamilton são desqualificados.
Foto: Divulgação/Fórmula 1
O final de semana foi muito conturbado e trouxe diferentes cenários para os espectadores da Fórmula 1. Por causa da sprint, tivemos apenas um treino livre liderado por Max Verstappen, contudo na qualificação que se seguiu o holandês teve dificuldades com o carro e conquistou a sexta posição.
No sábado, os pilotos tiveram a Sprint Shootout e a Sprint Race e novamente a liderança da Red Bull se faz presente, Verstappen faz a pole e ganhou a corrida sprint. Porém, mesmo com problemas de freio durante a corrida no domingo e largando mais para trás o piloto da Red Bull conquistou sua 50ª vitória.“É incrível vencer o meu 50º Grande Prémio aqui em Austin. Estou muito orgulhoso, claro, mas quero continuar a lutar por mais. Eu estava lutando com os freios. Não tive a mesma sensação no carro como ontem, o que tornou a corrida muito mais difícil do que o previsto” comentou o tricampeão.
Já o piloto da Ferrari, Charles Leclerc, foi muito bem na qualificação e conquistou sua 21ª pole position, mas por erro da estratégia da escuderia italiana Leclerc termina a corrida em sexto lugar. “Bem, para ser honesto, foi apenas a estratégia errada – uma parada única definitivamente não era a coisa certa a fazer. Por alguma razão, nossos números os aproximavam muito e não foi, então é uma pena. Precisamos entender o que deu errado” explicou o monegasco.
Neste fim de semana o piloto Daniel Ricciardo retornou a Fórmula 1, após acidente nos treinos livres do GP da Holanda. O piloto teve resultados medianos e não conquistou nenhum ponto para sua equipe.
Ambos os pilotos das equipes Haas, Kevin Magnussen e Nico Hülkenberg, e Aston Martin, Fernando Alonso e Lance Stroll, começaram a corrida do pit lane devido a troca de compostos em seus carros. O carro do piloto canadense, Lance Stroll, teve problemas na sprint race e teve que se retirar no meio da corrida, já o seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, saiu durante a corrida de domingo. Ainda, os pilotos Esteban Ocon da Alpine e Oscar Piastri da McLaren, também abandonaram suas corridas.
Desqualificação: Hamilton e Leclerc
Após o fim da corrida, os carros dos pilotos Lewis Hamilton – Mercedes, Charles Leclerc – Ferrari, Max Verstappen – Red Bull e Lando Norris – McLaren passaram por uma inspeção da equipe técnica da FIA, foram averiguados o assoalho e o desgaste da prancha do carro. Algumas irregularidades foram encontradas no carro do piloto da Ferrari e da Mercedes, o que chamou a atenção da FIA.
O Relatório do Comissário afirmou que: “As pranchas localizadas na área -825 ≥ XR ≥ - 1025 não estão em conformidade com o Artigo 3.5.9 e) do Regulamento Técnico da Fórmula 1 de 2023.” Ambas as equipes enviaram um representante para falar com os comissários, eles replicam que "o alto desgaste nas pastilhas de derrapagem foi provavelmente resultado da combinação única da pista acidentada e do cronograma de corrida Sprint que minimizou o tempo para configurar e verificar o carro antes a corrida."
Contudo, os Comissários constatam que "cabe ao competidor garantir que o carro esteja em conformidade com os regulamentos em todos os momentos durante um evento. Neste caso particular, a derrapagem traseira na área definida no relatório do Delegado Técnico estava fora dos limites descritos no Artigo 3.5.9 e) do Regulamento Técnico de Fórmula 1 da FIA, que inclui uma tolerância ao desgaste."
O chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff, falou sobre a desqualificação de Lewis Hamilton. “No que diz respeito ao resultado da corrida e à desqualificação, as escolhas de afinação num fim de semana de sprint são sempre um desafio com apenas uma hora de treinos livres – e ainda mais num circuito acidentado como o COTA e a correr um novo pacote. tudo isso não importa; outros acertaram onde erramos e não há margem de manobra nas regras. Precisamos aguentar, aprender e voltar mais fortes no próximo fim de semana. "
Com a desqualificação dos dois pilotos, Lando Norris que alcançou a terceira posição subiu para o segundo lugar ocupando o lugar de Lewis Hamilton. Já Carlos Sainz, conquistou o pódio após chegar na quarta posição durante a corrida. Ainda, com toda essa desqualificação pós corrida, Logan Sargeant, piloto da Willians e primeiro ano na Fórmula 1, conquista seus primeiros pontos em Austin – Estados Unidos, seu país natal.
Por Letícia Beatriz Hamm
Comments