Com rookie substituindo Sainz, que estava com apendicite, e mais uma vitória fácil de Verstappen, Fórmula 1 completa a segunda corrida da categoria.
Foto: Divulgação/Fórmula 1
Após o Grande Prêmio do Bahrein, o segundo GP do ano aconteceu neste sábado (9). A corrida iniciou com Max Verstappen, Charles Leclerc e Sergio Pérez na linha de frente. O destaque da prova ficou por conta de Oliver Bearman, piloto da Fórmula 2 que substitui Carlos Sainz neste final de semana. Assim que foi dada a largada, Max Verstappen começou a abrir espaço em relação a seus concorrentes, enquanto Sérgio Perez e Charles Leclerc lutavam pela segunda posição. Leclerc acabou ganhando a briga na curva quatro. Entretanto, Perez retomou a posição durante a quarta volta com ajuda do DRS. Mais para trás do grid, o novato Oliver Bearman tentava ultrapassar Yuki Tsunoda da Visa Cash Racing Bulls. E Oscar Piastri ficava em P4 após ultrapassar Fernando Alonso.
Ainda no começo da corrida, Pierre Gasly, que havia reclamado de um problema na caixa de velocidade logo na volta de formação, é obrigado a desistir da prova. Outro que apresentava problemas era Lance Stroll que bateu nas barreiras da curva 23. Essa colisão fez com que a bandeira amarela fosse acionada junto com o Safety Car que durou até a volta nove. Stroll também saiu da corrida.
Durante o momento de safety Car, houve uma parada nos boxes simultânea das Red Bulls, de Leclerc, Piastri, Alonso e outros pilotos. Os únicos que ficaram de fora foram Hamilton, Norris, Hulkenberg e Zhou. Nesse momento alguns pilotos quase colidiram, como Fernando Alonso e Sergio Pérez.
Com o fim do Safety Car, Norris era o líder e Hamilton estava em terceiro. Mas logo os dois foram ultrapassados por Verstappen e Perez. Com esse reinício, Oliver Bearman conseguiu finalmente ultrapassar Yuki Tsunoda e ficar em P11. O jovem da Fórmula 2 ainda ultrapassou Zhou enquanto Charles Leclerc ultrapassava Hamilton um pouco mais a frente. Logo atrás de Bearman, Albon e Ocon brigavam pela décima terceira posição, o que abriu para que Kevin Magnussen passasse os dois. Entretanto a ultrapassagem do piloto da HAAS foi um pouco fora do caminho, o que abriu uma investigação. Outra que estava sob investigação era Sérgio Perez devido ao quase incidente com Alonso no Pit Lane. Perez recebeu uma penalidade de 5 segundos e uma de 10 segundos para Magnussen por ter provocado uma colisão com Alex Albon. Pouco tempo depois, Magnussen acabou por receber outra penalidade de 10 segundos, desta vez por tentar ultrapassar Yuki Tsunoda por fora.
Verstappen estava liderando a corrida com 5 segundos de distância à frente de Lando Norris com penalidade do companheiro de equipe. Logo em seguida, Perez volta a corrida e retoma o segundo lugar. Leclerc tanta ultrapassar Norris com dificuldade, enquanto Oscar Piastri tenta ultrapassar Hamilton por fora e Oliver Bearman ia a nono lugar após ultrapassar Hulkenberg.
Tanto Norris quanto Hamilton seguraram bem as ultrapassagens mesmo estando com pneus médios de mais de 20 voltas. Entretanto Norris acabou perdendo a posição para Leclerc por causa dos pneus. E enquanto tudo isso acontecia a vantagem de Verstappen subiu para sete segundos à frente do segundo colocado. E Perez ficava a nove segundos de Charles Leclerc. Com poucas emoções a corrida acabou com Verstappen em primeiro, Perez eu segundo e Leclerc em terceiro. Além de Oliver Bearman que devido a paradas no pit stop dos outros pilotos ficou em sétimo, conseguindo seus primeiros pontos na Fórmula 1.
Classificação
Durante o Q1, Lewis Hamilton e George Russell foram os primeiros a entrar em pista. Os dois eram os únicos com pneus médios, os dois foram seguidos por Fernando Alonso. Alonso começou assumindo a ponta com 1:28.121 usando. Entretanto o piloto perdeu a posição para Oscar Piastri que em seguida perdeu para Max Verstappen que ficou a um décimo à frente.
Oliver Bearman começou a classificação muito bem. O piloto reserva da Ferrari ficou a apenas 10 décimos de Charles Leclerc apesar de uma pequena punição que ficou para a investigação pós-corrida por ter ultrapassado os limites de pista. Bearman conseguiu ficar em nono e se classificar para o Q2. Logo para o fim do Q1, Verstappen continuou liderando logo seguido por Lance Stroll, que ficou a apenas 79 milésimos do piloto holandês, e Charles Leclerc. Assim foram eliminados, Zhou, que não conseguiu finalizar sua volta mais rápida, Bottas, Ocon, Gasly e Sargent.
George Russell começou o tempo mais rápido com 1:28.608 e com o tempo mais rápido do setor 2. Logo seguido por Norris, a 35 milésimos, e Lewis Hamilton. Entretanto, no final da volta mais rápida de Russell a bandeira amarela é acionada e logo em seguida a bandeira vermelha devido à perda de potência no carro de Nico Hülkenberg que saiu para fora da pista. Assim, faltando 11 minutos para o fim do Q2 a classificação é parada.
Com a relargada, Verstappen assumiu a ponta com 1:28.078 junto com Alonso que ficou a 44 milésimos do holandês e Leclerc. Após um tempo o monegasco toma a posição do piloto espanhol ficando a 79 milésimos do líder Verstappen.
Por fim, Charles Leclerc foi o primeiro a sair dos boxes, mas é Lewis Hamilton que abre a volta mais rápida. O piloto britânico é rapidamente superado pelo companheiro de equipe que fez 1:28. 300. Sérgio Perez em seguida faz 1:27.8 e Max Verstappen 1:27.4 assumindo a liderança novamente. O piloto holandês acabou por pegar a pole position seguido por Leclerc e Perez.
Commentaires